Pressão alta: deixe a saúde em dia com essas dicas

A prevenção da pressão alta é uma preocupação que deve fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. Afinal, muitos dos hábitos inseridos na rotina são potenciais desencadeadores da hipertensão.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 30% dos brasileiros sofrem dessa doença que, muitas vezes, é silenciosa e diagnosticada após o acompanhamento médico.

9 recomendações para a prevenção da pressão alta

A prevenção da pressão alta consiste na adoção de bons hábitos que fazem toda a diferença para a manutenção de uma vida mais saudável. Entre os principais deles estão:

Mantenha controle da pressão arterial

A melhor, se não a única, maneira de saber se a pressão está ou não alta é tendo o cuidado de verificá-la. Isso deve ser feito ao menos uma vez por ano e, de preferência, em uma consulta de rotina com um cardiologista. Caso nada seja observado, só é preciso fazer uma nova medição após 12 meses. Do contrário, o acompanhamento com o especialista torna-se fundamental para controlar a hipertensão.

Pare de fumar

Cigarro e pressão arterial alta são duas coisas que não combinam. Quem tem hipertensão precisa deixar de fumar. Para se ter uma ideia dessa relação, cerca de 29% das mortes por doenças relacionadas ao tabaco ocorrem por problemas cardiovasculares.

Ao parar de fumar, há a diminuição no risco de surgir alguma doença relacionada que é potencializada pelas substâncias nocivas do cigarro.

Evite o excesso de álcool

Outra forma de fazer a prevenção da pressão alta é parar de ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Por isso, aconselha-se o não consumo ou diminuir a quantidade de ingerida, evitando exageros.

Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda, no máximo, o consumo diário de:

  • para mulheres: 350 ml de cerveja, 150 ml de vinho e 45 ml de destilado e
  • para homens: 700 ml de cerveja, 300 ml de vinho e 90 ml de destilado.

Mantenha seu peso ideal

A obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Por isso, uma das formas de prevenir esse problema é evitar o excesso de peso tanto quanto for possível.

Tenha uma vida ativa

Organização Mundial da Saúde recomenda a todas as pessoas adultas a prática de alguma atividade física por 150 a 300 minutos por semana. Dessa forma, reduz-se o risco de se desenvolver doenças cardiovasculares, além de câncer e diabetes.

Adote uma alimentação saudável

Outra maneira de fazer a prevenção da pressão alta é consumir pouco sal, evitar frituras e optar por alimentos mais nutritivos. Ao invés de comer produtos ultraprocessados, insira mais frutas, verduras e legumes na sua dieta. Siga a regra: desembalar menos e descascar mais.

Tenha uma vida mais calma

Essa indicação talvez seja a mais difícil de se colocar em prática. Independentemente disso, ter tempo para a família, os amigos e o lazer é algo que só traz benefícios, seja para a prevenção da pressão arterial, seja à saúde com um todo.

Vale ressaltar que as dicas dadas acima também conseguem reduzir o estresse. Fazer exercícios físicos e se alimentar bem têm impacto positivo no corpo e na mente.

Siga o tratamento

Se você já foi diagnosticado com pressão alta, todos os cuidados acima são válidos, mas é preciso ir além. Tão importante quanto mudar os hábitos, é fazer o tratamento de acordo com o que foi traçado pelo médico. Leve tudo a sério, afinal, a hipertensão pode trazer sérias consequências para a saúde, inclusive, levar a óbito.

Faça consultas regulares

Lembra que acima consta a orientação para consultar-se com um cardiologista periodicamente? Esse cuidado deve ser intensificado pela pessoa hipertensa. O intervalo entre as consultas de controle tem de ser menor que o de 12 meses e tudo o que o especialista recomendar tem de ser realizado, pelo bem da própria saúde.

Agora que você já sabe como fazer a prevenção da pressão alta, repense sua rotina e busque maneiras de ser mais saudável. São pequenos hábitos que fazem toda a diferença e podem trazer mais longevidade e qualidade de vida para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima